Além de serem espalhados para milhões de pessoas e criar códigos maliciosos, as quadrilhas de crimes cibernéticos contam com uma arma muito eficaz para realizar suas tarefas como o mau uso da internet por parte dos usuários, logo abaixo você terá todas as dicas para evitar os golpes mais comuns.
-Crie uma rotina de fazer atualizações de segurança, sendo que isso vale para antivírus (programa “obrigatório”) e outros softawres, como por exemplo, sistema operacional e navegador de internet.
-Crie senhas seguras e troque-as a cada três meses. Elas devem conter pelo menos oito caracteres e misturas letras, números e símbolos.
-Divida suas senhas em três grupos, sendo um grupo para trabalho, um grupo para lazer e um outro grupo para Banco. Isso limita, e muito a atividade dos criminosos, caso tenham acesso a alguma combinação.
-Crie um endereço de e-mail somente para fazer cadastros na internet, pois desta forma é possível reduzir q quantidade de spams e e-mails fraudulentos em sua conta “oficial”.
-Não clique em links ou abra arquivos sugeridos em e-mails de desconhecidos, pois eles podem instalar códigos maliciosos no computador para roubar informações.
-Antes de visualizar um site desconhecido verifique se ele é realmente seguro, através do programa gratuito no SiteDvisor.com, pois esse classifica a segurança das páginas.
-Faça somente compras em sites confiáveis, onde no caso de leilões, utilize as alternativas que reforçam a segurança das negociações.
-Desconfie de uma ótima proposta recebida via internet, pois pode se tratar de golpes, pois é muito improvável que alguém faça contato com você via e-mail para lhe doar milhões de dólares.
-Caso esteja suspeitando de invasão em seu computador entre em contato com seu Banco e também se possível faça uma denúncia à Polícia Federal pelo endereço de e-mail: crime.internet@dpf.gov.br.