Novas Matérias:
recent


Documentos necessários para inscrição para o Prouni


Para quem foi pré selecionado em alguma Universidade ou Faculdade através do ProUni (Programa Universidade para Todos) é muito importante estar por dentro do prazo para a realização de sua inscrição na Instituição de Ensino na qual você ganhou bolsa integral ou parcial, lembrando que para renda de no máximo R$ 570 reais por pessoa são oferecidas bolsas integrais e para renda acima de R$ 1.140 reais por pessoa são disponibilizadas bolsas parciais.

Mas para que você ingresse em uma determinada Universidade ou Faculdade é necessário realizar a comprovação de sua renda, e isso é feito através dos documentos exigidos, lembrando que você precisa dos originais e dos Xerox (fotocópias) dos mesmos. Veja a lista de documentos:

1. Carteira de identidade e CPF do candidato (duas cópias): São documentos simples, entretanto, não me diga que com 17 anos você ainda não possui CPF e nem Carteira de Identidade. Mas tudo bem, caso contrário vá a uma agência dos Correios mais próxima para fazer um CPF, onde também você saberá onde obter sua Carteira de Identidade.

2. Carteira de identidade dos demais membros do grupo familiar, podendo ser apresentada certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos, sendo que caso alguém de sua família não possua algum dos documentos citados acima, procure uma agência dos Correios.

3. Comprovante de residência dos membros do grupo familiar: para que seja comprovada a sua residência, basta você exibir uma conta de água, telefone ou luz de sua de sua casa.

4. Comprovantes de despesas relativas ao grupo familiar: dentre estes documentos se encontram conta de energia elétrica, água, telefone fixo e/ou móvel, condomínio, pagamento de aluguel ou ainda despesas que não são permanentes, mas são de longo prazo, como prestação de imóvel ou veículo próprio.

5. Comprovantes de rendimentos do candidato e dos demais integrantes de seu grupo familiar, referentes às pessoas físicas e a eventuais pessoas jurídicas vinculadas: para que seja comprovada a renda de sua família são utilizados os três últimos contracheques (holerites) das pessoas que trabalham em sua residência. Em caso de aposentados no grupo familiar, como pais e avós, o comprovante de renda passa a ser três extratos dos três últimos pagamentos.

6. Carteira de Trabalho do candidato e de todos os integrantes do grupo familiar maiores de 16 anos, sendo que caso você ainda não tenha feito sua Carteira de Trabalho é melhor correr o mais rápido possível para tê-la em mãos dentro do prazo de inscrição, sendo que geralmente a Carteira de Trabalho é feita no mesmo local onde se faz a carteira de identidade. Para o Xerox deste documento, tire cópias das páginas da foto, da qualificação civil, do último contrato de trabalho assinado e da página seguinte em branco.

7. Cópia completa da última Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF de todos os integrantes do grupo familiar ou cópia da Declaração Anual de Isento - DAI: logicamente você está tentando uma bolsa de estudos, seja parcial e integral, sendo que assim deve possuir renda mínima para a declaração do imposto de renda, então, procure a Receita Federal de sua cidade para requisitar a declaração de isento.

8. Cópia da decisão judicial determinando o pagamento de pensão alimentícia caso esta tenha sido abatida da renda bruta informada de membro do grupo familiar: isto é, a maior parte dos candidatos que buscam bolsas não precisam se preocupar com este tipo de documento, mas caso você faça parte desta minoria será necessário correr atrás do fórum de sua residência.
9. Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato por essas razões: sendo mais um documento que não é exigência para todos, mas caso necessite, basta ir no cartório de registros de sua cidade ou na cidade onde houve o casamento.
10. Comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública, quando for o caso: este documento você consegue em sua antiga escola, sendo que um histórico escolar é válido.

11. Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos cursados em instituição privada: para este, também é necessário ir em sua antiga escola.

12. Laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com a redação alterada pelo Decreto nº. 5296, de 2 de dezembro de 2004, e com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), quando for o caso: cão você tenha alguma deficiência, é necessário procurar seu médico e solicitar ao mesmo uma atestado médicos relatando sobre seu problema.
13. Comprovante de efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública, emitido por esta (Direção da Escola ou Secretaria de Educação, estadual ou municipal), quando for o caso.

14. Para os candidatos, menores de 24 anos que se declararam sozinhos, deverão apresentar a documentação de identidade e de renda dos pais.

Os documentos comuns exigidos para a realização de sua inscrição no ProUni são estes, sendo que há casos específicos e para isso, basta visitar o site do Programa, onde será possível encontrar muito mais informações, sendo que é importante saber que podem ser exigidos outros documentos onde estes dependem de cada instituição de ensino.




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.