A descoberta do novo caminho para as índias ocasionou em festas e alegrias na corte portuguesa, pois Vasco da Gama retornou em 1499 com um carregamento que pagou em sessenta vezes o custo total da expedição. Com o grande sucesso da expedição, o rei de Portugal, D. Manuel, decidiu enviar às Índias uma poderosa esquadra com o intuito de estabelecer uma relação sólida comercial e política com os povos do Oriente. Após seis meses, a esquadra estava pronta para seguir seu destino, sendo que sem sombras de dúvidas, era a mais bem emparelhada que Portugal já havia organizado, pois era composta por 13 navios que conduzia aproximadamente 1.500 pessoas.
Dentre a tripulação, haviam grandes navegadores como: Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho, Gaspar de Lemos, além de padres, comerciantes e soldados. O comandante da esquadra era o fidalgo português Pedro Álvares Cabral. Partindo de Lisboa no dia 09 de março de 1.500, a esquadra avistou um monte alto e redondo com uma gigantesca faixa de terras baixas repletas de arvoredos no dia 22 de abril ao anoitecer. Como era semana da Páscoa, o monte recebeu o nome de Monte Pascoal e a terra batizada de Vera Cruz.
O nome foi logo mudado, pois tinha ocorrido um engano, então, passou a chamar-se ilha de Vera Cruz. Posteriormente, foi alterado mais uma vez, sendo que agora para Terra de Santa Cruz, que permaneceu por muito tempo. Aproximadamente em 1.503, a nova terra recebeu o nome de Brasil graças a grande quantidade de uma árvore chamada Pau-Brasil existente em sua faixa litorânea.
No dia 23 de abril, a esquadra comandada por Cabral obteve o primeiro contato com os indígenas brasileiros através do comandante Nicolau Coelho. É este primeiro contato com os indígenas se tornou em um rico texto descrito por Pero Vaz de Caminha que foi dirigida ao rei de Portugal, sendo que o texto também relatava a geografia do local e as impressões dos portugueses em relação a terra.
O descobrimento foi por acaso ou intencional?
Durante muito tempo este fato foi relatado, onde um grupo defendia que o Brasil foi descoberto intencionalmente e outro defendia que o descobrimento foi por acaso, onde defendia que a esquadra de Cabral, que tinha como destino às Índias, afastou-se das Costas Africanas para evitar uma calmaria, e por acaso, encontrou as terras brasileiras. Já o outro grupo, sustentava que Cabral já tinha conhecimento da existência das terras brasileiras, e que sua missão era tomar posse oficial das terras.
Podemos dizer que esta discussão pela histografia tradicional sobre a chegada de Cabral ao Brasil é irrelevante, pois o que importa se a esquadra chegou de forma intencional ou por acaso? Entretanto, é possível identificarmos que nesta controvérsia o descobrimento do Brasil pelos portugueses foi de maneira intencional, pois basta lembrar a preocupação de Portugal em garantir através do Tratado de Tordesilhas a posse das terras no Atlântico Sul, além de que nas narrativas da viagem descrita pela carta de Pero Vaz de Caminha, o contato com terras brasileiras não é tratado como algo imprevisto, isto é, o documento não registra manifestação de surpresa.