O Exame Nacional do Ensino Médio, que seria realizado nos dias 03 e 04 de outubro (sábado e domingo) teve sua data redefinida pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas) esta semana, no qual serão aplicadas as provas nos dias 05 e 06 de dezembro, também sábado e domingo. Esta mudança na data do Enem 2009 causou grande revolta não apenas em relação aos estudantes, mas também em relação as Universidades e Faculdades que estão sendo obrigadas a mudarem o dia da prova do processo seletivo graças a redefinição da data do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo o próprio ministro, tanto a Polícia Federal quanto a Força Nacional participarão do processo de impressão do caderno de questões e dos gabaritos, sendo que essa medida devia sido tomada antes de causar um prejuízo de milhões aos cofres públicos, desta forma, quem, sofre com este desfalque são todos os cidadãos brasileiros através de mais impostoso cobrados.
Com a mudança da data do Enem 2009, muitas Universidade e Faculdades estão tendo que mudar a data das provas de sua processo seletivo, como a Fatec (Faculdade de Tecnologia), no qual seria realizada a prova nos dias 05 e 06 de dezembro, e agora a prova será aplicada uma semana posterior, ou melhor, no dia 13. Além disso, algumas Universidades já divulgaram que não utilizarão mais a nota do Enem em seu processo seletivo, ou melhor, não utilizarão o Enem 2009 como primeira fase do vestibular. Quais são as Universidades que não vão mais utilizar a nota do Enem 2009? São elas: USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFG (Universidade Federal de Goiás), Fuvest (Faculdade Universitária para o Vestibular).
O MEC está entrando em contato com as Faculdades que contam com a aplicação da prova no exatos dias da aplicação do Enem 2009 para solicitar mudança em seu processo seletivo, sendo este o caso da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e Fuvest (Faculdade Universitário para o Vestibular) que terá sua segunda fase no mesmo dia. Caso não haja acordo, o estudante deverá escolher entre o Exame Nacional do Ensino Médio ou realizar vestibular da UEL ou a segunda fase Fuvest.