Você já deve ter escutado falar em manilhas, certo? Saiba que as manilhas são as 4 cartas mais forte do baralho, ou melhor, do truco, sendo a carta em todos os naipes, assim o naipe apenas modifica a força das cartas que forem manilhas. Por exemplo, ao virar uma carta para vima e esta for um 3, as manilhas são todos os 4, independente de seu naipe. No entanto, as manilhas obedecem uma sequência de força, sendo a seguinte: Paus, Copas, Espadas e Ouros. Para que você não estranhe o jogo, saiba que existem regiões que denominam as manilhas com outros nomes, como Zap, Escorpeta, Espadilha e Pica fumo. Vence o jogo o jogador ou a dupla que fizer primeiro 12 pontos, e a cada partida ganha-se 1 ponto, no entanto, a partida pode valer 3 pontos ou mais quando a partida está trucada, ou seja, caso você tem uma carta que mate a carta do adversário você pode pedir truco, e se realmente matar, você ganha 3 pontos. No entanto, se você blefar e seu adversário o desafiar a mostrar a carta e a sua carta não matar a dele, o seu adversário ganha 3 pontos. No entanto, se seu adversário fugir, ou seja, não aceitar o truco a partida vale apenas 1 ponto.
É neste momento em que se inicia aquela gritaria toda na mesa, onde é possível escutar os jogadores gritarem truco, 6, 9 ou 12. É válido ressaltar que se o seu adversário pedir truco a você, e em sua mão estiver uma carta que você considere forte (3, 2 e A) ou a manilha da rodada, você pode pedir 6, e se ainda ele te desafiar, pode-se pedir 9, e se ainda insistir, 12. Assim, a maior carta vence, dando o ponto desafiado ao vencedor. Estas são as regras básicas do truco, sendo que para você aprender a blefar e passar códigos para seu parceiro, não existe forma melhor do que começar a jogar, mas agora como você já sabe as regras básicas do jogo, comece a jogar truco. Você vai notar como é gostoso blefar e ainda vencer seu adversário, divirta-se!