Novas Matérias:
recent


Regras básicas do truco

O truco é um jogo popularmente conhecido e comum em rodas de amigos, principalmente em uma tarde de sol, de cervejas e diversão, sendo que desafiar o seu amigo é super divertido, não? Contudo, toda vez que seus amigos estão se divertindo com o truco você sempre fica de fora, já que não sabe jogar? Então, saiba que este problema irá acabar a partir de agora, pois selecionamos para você as regras básicas do truco, ou seja, as regras necessárias que você precisa saber para começar a jogar truco, assim posteriormente com a prática você poderá o seu próprio estilo de jogo, os seus blefes, os seus códigos e tudo mais. A primeira regra, ou melhor, informação a respeito do truco é que este jogo necessita de apenas um baralho, sendo que deste baralho devem ser retiradas as cartas 8, 9, 10 e os coringas. Não pense que existe uma única ou um grupo de cartas fortes no jogo, pois em cada partida qualquer carta pode ser a mais forte ou mais fraca, e isso depende da carta virada após ou antes da distribuição das cartas os participantes. Além desta carta que é a mais forte de todas as outras do baralho, a sequência da carta maior para menor no truco é: 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4 de todos os naipes, ou seja, o 4 de copas tem a mesma força que o 4 de paus ou de outro naipe do baralho.

Você já deve ter escutado falar em manilhas, certo? Saiba que as manilhas são as 4 cartas mais forte do baralho, ou melhor, do truco, sendo a carta em todos os naipes, assim o naipe apenas modifica a força das cartas que forem manilhas. Por exemplo, ao virar uma carta para vima e esta for um 3, as manilhas são todos os 4, independente de seu naipe. No entanto, as manilhas obedecem uma sequência de força, sendo a seguinte: Paus, Copas, Espadas e Ouros. Para que você não estranhe o jogo, saiba que existem regiões que denominam as manilhas com outros nomes, como Zap, Escorpeta, Espadilha e Pica fumo. Vence o jogo o jogador ou a dupla que fizer primeiro 12 pontos, e a cada partida ganha-se 1 ponto, no entanto, a partida pode valer 3 pontos ou mais quando a partida está trucada, ou seja, caso você tem uma carta que mate a carta do adversário você pode pedir truco, e se realmente matar, você ganha 3 pontos. No entanto, se você blefar e seu adversário o desafiar a mostrar a carta e a sua carta não matar a dele, o seu adversário ganha 3 pontos. No entanto, se seu adversário fugir, ou seja, não aceitar o truco a partida vale apenas 1 ponto.

É neste momento em que se inicia aquela gritaria toda na mesa, onde é possível escutar os jogadores gritarem truco, 6, 9 ou 12. É válido ressaltar que se o seu adversário pedir truco a você, e em sua mão estiver uma carta que você considere forte (3, 2 e A) ou a manilha da rodada, você pode pedir 6, e se ainda ele te desafiar, pode-se pedir 9, e se ainda insistir, 12. Assim, a maior carta vence, dando o ponto desafiado ao vencedor. Estas são as regras básicas do truco, sendo que para você aprender a blefar e passar códigos para seu parceiro, não existe forma melhor do que começar a jogar, mas agora como você já sabe as regras básicas do jogo, comece a jogar truco. Você vai notar como é gostoso blefar e ainda vencer seu adversário, divirta-se!




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.