O sistema linfático é constituído por vasos linfáticos, linfonodos (ínguas e gânglios) e medula óssea, assim o surgimento do câncer ocorre quando as células deste sistema se transformam em células malignas, passando a crescer e a se desenvolver descontroladamente e espalhando-se em todo o organismo. Os sinas principais do câncer de Reynaldo Gianecchini, isto é, do câncer de linfoma é o aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção. Existem dois tipos, os linfomas de Hodgkin e os linfomas não-Hodgkin.
O câncer que acomete Reynaldo Gianecchini pode aparecer em qualquer idade e relacionado com as células que se tornaram malignas podem ser classificados em sub-tipos histológicos, onde cada um possui características específicas. O linfoma do ator conta com a transformação das células T, caso clínico mais raro e mais sério, a qual conta com sintomas como cansaço constante, perda de peso inexplicada, coceira na pele, febre, sudorese noturna e aumento dos gânglios do pescoço, virilha ou axilas. O tratamento de Reynaldo Gianecchini, assim como para qualquer outro paciente consiste em quimioterapia associada ou não a radioterapia, sendo que para determinados casos este tipo de tratamento não proporciona a cura, o que leva a necessidade de transplante de medula óssea. Desta forma, o a realização do tratamento o ator Reynaldo Gianecchini está careca, já que a quimioterapia resulta na queda de cabelo.
Para mostrar o que mudou em sua vida, qual foi a sua reação ao descobrir o câncer, confira logo abaixo um depoimento feito por Reynaldo Gianecchini já careca que se encontra disponível na internet:
Confira logo abaixo algumas fotos Reynaldo Gianecchini careca, as quais foram obtidas através de diferentes fotógrafos: