Um dos cânceres que mais matam as mulheres em todo o país é o de mama, o qual se manifesta no sexo feminino entre 35 a 55 anos de idade. No entanto, a taxa de mortalidade devido a este câncer está relacionada com o descobrimento tardio, ou seja, o câncer de mama é descoberto geralmente em estágio avançado, o que aumenta as chances das células cancerígenas acometerem outros órgãos vitais do organismo. É um câncer maligno que se forma a partir da multiplicação errônea e exagerada das células naturais do organismo, sendo que recebe o nome de maligno quando o tumor tem a capacidade de invadir outras células sadias, causando desta forma, novos tumores em diferentes partes do corpo.
Dentre os fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama encontra-se o histórico familiar e lesões mamárias, além de má alimentação, vida sedentária, obesidade e estresse. A melhor forma de ser diagnosticado é através da realização de raio X ou mamografia, exames que tem a capacidade de detectar tumores que ainda não podem ser palpáveis. No entanto, antes de recorrer a estes exames é indicado que a mulher faça o autoexame das mamas em busca de alterações ou deformações das mamas.
Contudo, uma dúvida que persiste entre muitas mulheres e pessoas próximas é a sua cura, ou melhor, será que existe cura para este tipo de câncer? A resposta para esta questão é sim, no entanto, para que a paciente possa ser curada é preciso levar em consideração o estágio do tumor e se não há metástase, isto é, se tumor se espalhou para outros órgãos. Os cânceres malignos crescem rapidamente, são indolores e não apresenta sintomas em sua fase inicial, o que dificulta a sua identificação. Desta forma, o autoexame e a realização de exames são necessários para identificar o tumor em sua fase inicial, pois quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura.
Tags: Câncer de mama tem cura.