Assim como há alimentos que podem prejudicar a nossa saúde, há também os alimentos que podem prevenir doenças e manter o bem-estar. Dentre estes alimentos destacam-se os chamados de antioxidantes, os quais combatem o acúmulo de radicais livres, substâncias tóxicas que é produzida naturalmente pelo organismo através do oxigênio, mas que ao ser produzido em grande quantidade podem provocar prejuízos, Os radicais livres fazem com que as células do organismo sofram com a oxidação, algo semelhante que acontece com uma maçã que é cortada, onde em contato com o ar sofre oxidação, ou seja, escurece. Contudo, determinados fatores podem aumentar a quantidade e a produção de radicais livres no organismo, como álcool, poluição, má alimentação principalmente rica em gordura, tabagismo, processos inflamatórios, açúcar, estresse e traumatismos.
Desta forma, para proteger o organismo da ação dos radicais livres é indicado que a pessoa tenha uma boa alimentação, evite o consumo excessivo de álcool, diminua ou se afaste do cigarro e pratique exercícios. E para ajudar ainda mais no combate aos radicais livres os alimentos antioxidantes é uma alternativa muito prazerosa, tendo eles a capacidade de prevenir e reparar os danos causados nas células devido à oxidação. Dentre os alimentos que possuem ação antioxidante, destacam-se as frutas vermelhas e roxas (framboesa, amora, morango, uva cereja, ameixa, jabuticaba), vegetais de folhas escuras e verdes (brócolis, repolho, couve-flor, agrião, nabo, rabanete), leguminosas, azeite, tomate e chás.
Para a prevenção do aparecimento de determinadas doenças e para evitar a destruição das células, o que pode ocasionar o envelhecimento precoce, procure seguir as recomendações citadas à cima, além de fazer a ingestão de tais alimentos, os quais não podem faltar a mesa. Cuide-se!
Tags: Alimentos considerados antioxidantes, Alimentos antioxidantes, Alimentos com propriedades antioxidantes.