As frutas são verdadeiramente a melhor opção e alternativa para quem deseja emagrecer, sendo que na maioria dos casos, elas se tornam as substitutas de determinadas refeições ou devem ser ingeridas nos intervalos entre as principais refeições. Contudo, ao contrário de que muitas pessoas pensam, as frutas também possuem suas calorias, onde cada fruta possui maior ou menor valor calórico que outra, assim quando consumidas em excesso também podem ajudar no acumulo de gordura corporal, isto é, não proporciona ajuda na perda de peso. Desta forma, é válido ressaltar que durante a noite, enquanto a pessoa dorme, o seu gasto calórico é menor, assim as refeições noturnas devem ser mais leves e menos calóricas quando o objetivo é emagrecer. Esta redução de ação do metabolismo do organismo se dá devido ao estado basal.
Assim, pode-se dizer que as frutas engordam, mas é importante dizer que este fator está relacionado a sua quantidade, isto é, fazer a ingestão de fatias de melão antes de se deitar, por exemplo, pode ter o mesmo efeito do que a ingestão de outro tipo de alimento, como bolos e pães. Apesar de ser uma fruta considerada de baixo valor calórico, 30 calorias para 130 gramas, o melão quando consumido em excesso pode engordar. Contudo, o consumo de frutas deve fazer parte da dieta de todos, pois além de serem ricas em minerais, vitaminas e antioxidantes, elas ainda possuem pequenas quantidades de gordura, sendo assim de fácil digestão e devido a presença de fibras, proporcionam a sensação de saciedade.
De acordo com especialistas, é recomendado que a pessoa realize a ingestão de aproximadamente de três a cinco porções de frutas por dia, e dentre as frutas indicadas, destacam-se o kiwi, caju, limão, abacaxi, pêra e maçã. Já as consideradas de alto valor calóricas encontram-se a banana nanica, laranja, abacate, coco, jaca e açaí.
Tags: Frutas à noite engorda?, Comer frutas à noite engorda?