A escabiose, mais conhecida popularmente como sarna é uma doença de pele provocada pelo ácaro denominado de Sarcoptes Scabiei, o qual é transmitido através do contato direto entre pessoas, podendo ser resultante do compartilhamento de roupa, relações sexuais ou roupas de cama. Sua etiologia é encontra mais comumente em ambientes de pouca higiene e em ambientes lotados. Por muitos especialistas é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível, já que a grande parte dos casos conta com a transmissão através das relações sexuais.
Transmissão da escabiose ou sarna
É válido ressaltar que a transmissão através de contatos não sexuais, como aperto de mão ou abraço é rara, apesar de possível. Em questão de minutos o ácaro tem a capacidade de penetrar na pele, o que proporciona uma constante e intensa coceira, as quais são relacionadas a determinadas lesões da pele devido à penetração do ácaro ou ao excesso de coçaduras. As lesões são consideradas infecções secundárias, as quais podem ser graves principalmente para com pacientes imunodeficientes, como as pessoas portadoras do HIV ou doenças imunológicas. As áreas de maior infecção e preferência dos ácaros são os punhos, o ventre, as axilas, os seios, as nádegas e os órgãos genitais masculinos.
Diagnóstico e prevenção
A pessoa com escabiose sente intensa coceira e aparecimento de lesões na pele devido a coçadura ou resultante da penetração do ácaro. O diagnóstico da doença é realizado através da visualização das lesões e a sua localização. A sua prevenção é fazer o uso de roupas esterilizadas e todas as pessoas de seu circulo social devem ser tratados de forma semelhante. Desta forma, é de grande importância que você faça o uso de roupas limpas e tenha hábitos de higiene pessoal. Caso note o aparecimento de feridas e intensa coceira, procure um dermatologista para a realização do devido diagnóstico e melhor tratamento.
Tags: Como tratar a sarna, Como acabar com a sarna, Como tratar a escabiose, O que é escabiose?