Novas Matérias:
recent


Problemas bucais em cães e gatos: Como prevenir, Tratamentos e Dicas

Confira dicas de como prevenir e tratar problemas bucais em animais de estimação, e proteja seu amigo de problemas mais severos.


Problemas bucais em cães e gatos: Como prevenir, Tratamentos e Dicas

Atualmente os animais domésticos, cães e gatos, estão tendo cada vez mais cuidados e mimos por parte de seus proprietários, no entanto, grande parte deles não possui a atenção necessária para com a saúde bucal, cuidados que muitas vezes são ignoradas. Assim como nós, seres humanos, os animais precisam de cuidados especiais com a higienização da boca para evitar os mais comuns problemas que podem comprometer a saúde bucal, incluindo tártaro, placa bacteriana, cáries, doença periodontal, gengivite, mau-hálito e outros.

E para a prevenção e controle de tais problemas bucais em cães e gatos, todo e qualquer proprietário sabe a receita, a principal delas é a escovação diária dos dentes. Escovando de duas a três vezes a boca de seu animal de estimação, você elimina cerca de 80% dos micro-organismos e bactérias presentes na boca, as quais podem comprometer a saúde bucal.

Problemas bucais em cães e gatos: Como prevenir, Tratamentos e DicasEntretanto, é válido ressaltar que existem cremes dentais específicos para animais, ou seja, nada de utilizar creme dental de humanos em cães e gatos. É possível encontrar no mercado diferentes sabores especiais para facilitar o condicionamento do animal de estimação durante a escovação, incluindo sabor carne, frango, peixe e outros. Outro ponto importante que poucos proprietários desconhecem é o fato de que as bactérias e micro-organismos presentes na cavidade oral podem acessar a corrente circulatória e comprometer distintos órgãos, incluindo coração, fígado, intestino e outros.

Como prevenir os problemas bucais


Como já dito anteriormente, a escovação é a principal forma de prevenção. Entretanto, caso o seu animal de estimação torne impossível à escovação dos dentes, saiba que você pode recorrer a outros métodos, como por exemplo, a disponibilização de ossinhos sintéticos, biscoitos, brinquedos e ração especial. Outro ponto importantíssimo é a alimentação, isto é, alimentação de humano é para humano, de cão é para cão e de gato é para gato. Oferecer ao seu animal de estimação uma vez ou outra um alimento qualquer não há problemas, mas com certa frequência, além de causar problemas bucais, pode resultar em problemas de saúde, como diabetes melitus, obesidade e outras dependendo do tipo de alimentação.

Como tratar

Problemas bucais em cães e gatos: Como prevenir, Tratamentos e Dicas

A princípio é necessário realizar a limpeza bucal, a qual é semelhante a dos humanos, que se realiza através do aparelho chamado ultrassom. Este procedimento conta com a remoção da placa bacteriana tanto supra quanto subgengival, e ainda remove os cálculos dentários. Após esse tratamento periodontal é necessário administrar metronidazol e espiracimina, o conhecido comercialmente como Stomorgyl. Após o tratamento é necessário prevenir o reaparecimento de tais problemas através dos métodos disponíveis e citados acima, e levar o seu animal de estimação regularmente ao médico veterinário para análise bucal.

Tags: Problemas bucais em cães e gatos: Como prevenir, Tratamentos e Dicas; Como prevenir Problemas bucais em cães e gatos; Tratamentos de Problemas bucais em cães e gatos.




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.