Novas Matérias:
recent


Mitos e verdades sobre a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte, também conhecida como pílula anticoncepcional ou simplesmente pílula é um medicamento resultante da união do progestágeno e estrogênio que tem como finalidade inibir a fertilidade feminina. Foi desenvolvido em 1951 pelo químico mexicano Luis E. Miramontes, e apesar de estar no mercado farmacêutico há mais de 50 anos, a pílula do dia seguinte ainda proporciona muitas dúvidas às mulheres, além de mitos e verdades que rondam o medicamento. Desta forma, para lhe ajudar a sanar algumas dúvidas e a acabar com alguns mitos relacionados à pílula do dia seguinte, confira logo abaixo as principais questões para com o medicamento feminino:

-Tomar a pílula do dia seguinte frequentemente faz com que o seu efeito seja menor? Verdade, pois de acordo com especialistas, quando este medicamento é ingerido regularmente, o mesmo pode falhar. A primeira vez que a mulher faz o uso do anticoncepcional as chances de engravidar caem para até 5%, enquanto para as mulheres que usam o medicamento constante, as chances de engravidar aumentam em 5% a cada uso.

-Tomar a pílula do dia seguinte no meio da cartela pode aumentar os efeitos colaterais? Verdade, sendo que de acordo com pesquisas e estudos realizados por especialistas, os resultados comprovam que as mulheres podem sofrer com determinados efeitos de maior intensidade, como náuseas e dores de cabeça.

-A pílula do dia seguinte é 100% segura? Depende, isto é, a eficácia do medicamento está voltada para com a mulher e o seu uso, assim é preciso fazer o uso da pílula apenas em ocasiões especiais, como por exemplo, o rompimento da camisinha, e ainda ingeri-la nos horários corretos.

-A pílula do dia seguinte causa efeitos colaterais? Verdade, e dentre os sintomas mais comuns de seu uso são: irregularidade no ciclo menstrual, sangramentos, dores de cabeça, vômitos e náuseas.

-A pílula do dia seguinte substitui outros métodos contraceptivos como os preservativos? Mito, pois a única forma de prevenir uma gravidez indesejada e de se prevenir contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) é através do uso da camisinha feminina ou masculina.

-A pílula do dia seguinte deve ser usada sempre? Mito, pois de acordo com ginecologistas, fazendo o uso constante da pílula do dia seguinte, além de diminuir a sua eficácia, a mulher pode sofrer com o aparecimento de seus efeitos colaterais, ainda mais intensos. Este medicamento deve ser utilizado apenas em circunstâncias especiais, sendo que há dois tipos, a composta por dois comprimidos e outra composta por apenas um. O primeiro comprimido deve ser ingerido horas após a relação sexual, e o segundo, após 12 horas da ingestão do primeiro.

-Existe contra-indicação para o uso da pílula do dia seguinte? Verdade, pois este medicamento deve ser evitado por mulheres que sofrem de trombose, já que os altos níveis de hormônios da pílula podem aumentar a coagulação sanguínea. Além disso, é contra-indicada para pessoas hipertensas e que sofrem de obesidade mórbida.

Agora que você já sabe quais são os mitos e verdades sobre a pílula do dia seguinte, faça a sua ingestão correta para evitar os indesejados efeitos colaterais e aumentar a sua eficácia. Cuide-se!




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.