Novas Matérias:
recent


Sintomas e tratamentos para Hipertireoidismo

O Hipertireoidismo, também conhecido como tireóide é uma doença que acomete a glândula tireóide, a qual tem como característica a hiperfunção da glândula, causando tirotoxicose. Por sua vez, tirotoxicose é um resultado clínico, bioquímico e fisiológico que tem como causa o excesso de hormônios tiroideais, como T4 e T3. Desta forma, o Hipertireoidismo trata-se de um conjunto de sinais e sintomas que são resultante do excesso destes hormônios, algo que pode ocorrer de forma normal ou através da ingestão de hormônios da tireóide. De acordo com especialistas, dentre as inúmeras causas do aumento da atividade da glândula, as mais importantes e consideráveis são:

∙Bócio difuso tóxico (Doença de Basedow-Graves): Este é uma doença auto-imune em que o organismo realiza a produção de anticorpos que auxiliam em produzir e liberar hormônios pela tireóide. Pode estar relacionado a outras doenças auto-imunes.
∙Bócio multinodular tóxico: Este em geral é uma moléstia de evolução lenta que conta com a proliferação de inúmeros folículos da glândula, causando nódulos volumosos e visíveis na maioria dos casos.
∙Bócio uninodular tóxico (Adenoma Tóxico): Os adenomas são nódulos únicos que geralmente contam com o tamanho de três centímetros de diâmetro, e estes realizam a produção excessiva de hormônios da tireóide.

O paciente com Hipertireoidismo apresenta alguns sinais e sintomas, como fome excessiva, tremores, nervosismo, insônia, aumento do ritmo intestinal, olhar brilhante e vivo, pele úmida e quente, intolerância ao calor, labilidade emocional, palpitações, emagrecimento, além de unhas e cabelos quebradiços. Para as mulheres, outros sintomas do Hipertireoidismo também podem surgir, como alterações menstruais e infertilidade. Contudo, para a maioria dos casos, o sintoma mais comum e evidente é o aumento da região inferior do pescoço devido à formação do denominado bócio.

O diagnóstico da doença é realizado laboratorialmente, onde é realizada a dosagem de TSH e T4 no sangue. Entretanto, para pacientes que estejam com bócios volumosos e com compressão na região do pescoço pode ser solicitada a realização de radiografia do tórax, mediastino ou pescoço. O tratamento do Hipertireoidismo é relacionado com o excesso hormonal e a sua causa, assim há casos em que é realizada a administração de iodo radioativo que tem como finalidade destruir o tecido tireoidiano que está em atividade excessiva. Para outros casos, podem ser feita a cirurgia da tireóide, controle via metimazol ou propiltiouracil. Enfim, existem diferentes tratamentos para Hipertireoidismo, no entanto, é preciso que o paciente procure o médico para a realização do diagnóstico e assim a identificação do melhor tratamento para o seu caso clínico.

Tags: Sintomas e tratamentos para Hipertireoidismo, causas e diagnóstico do Hipertireoidismo, como tratar a tireóide, sintomas da tireóide.




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.