
Durante a minoridade do Dom Pedro II, ou melhor, na época do Brasil Império, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a a expressão ou frase ‘casa da mãe Joana’ ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
FICAR A VER NAVIOS
O povo português se recusava a acreditar na morte do monarca, Dom Sebastião, que havia morrido após a batalha de Alcácer-Quibir, porém seu corpo ainda não tinha sido encontrado. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ‘ficava a ver navios’.
NÃO ENTENDO PATAVINAS
Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os italianos patavinos, originários de Pádua ou Padova, assim então a frase ‘não entendendo patavina’, significa não entender nada.
CHEGAR DE MÃOS ABANANDO
Há muito tempo, aqui no Brasil, era comum exigir que os imigrantes que chegassem para trabalhar nas terras trouxessem suas próprias ferramentas.
Caso viessem de mãos vazias, era sinal de que não estavam dispostos ao trabalho. Portanto, ‘chegar de mãos abanando’, significa não carregar nada ou não trazer/ levar nada.
SEM EIRA NEM BEIRA
Os detalhes dos telhados de antigamente definiam o status do dono da residência, sendo chamado os acabamento de eira e beira, pois possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Então não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.
ESTÔMAGO DE AVESTRUZ
Define a pessoa que come de tudo, pois o estômago do avestruz é dotado de um suco gástrico capaz de dissolver até metais.
LÁGRIMAS DE CROCODILO
O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais, sendo então um choro fingido, assim, o crocodilo chora ao devorar a vítima, ou seja, esta é uma expressão usada para se referir ao choro fingido ou falso.
MEMÓRIA DE ELEFANTE
O elefante lembra de tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atrações do circo, por isso, se diz que as pessoas que se recordam de tudo tem ‘memória de elefante’.