
A cirurgia plástica sempre foi utilizada em casos de cirurgias reparadoras, como reconstrução mamária após retirada de seio devido ao câncer de mama. Hoje se sabe que está muito comum procurar um cirurgião para fazer cirurgia plástica estética, principalmente procurada por mulheres, para atingir o corpo perfeito. Desta forma, muitos possuem a dúvida: 'quando a cirurgia plástica é gratuita?'. Existe uma lei federal n° 10.223 (15/05/2001) que estabelece a gratuidade nas cirurgias plásticas nos seguintes casos: crianças que apresentem labioleporino, fendapalatina, queimaduras que tiveram como consequência deformações, deformidades no rosto, reconstrução mamária após retirada de seio com câncer, abdominoplastia para retirada de excesso de pele após cirurgia de estômago, enfim, casos que realmente afetam a estrutura emocional e social de uma pessoa.
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece cirurgias plásticas gratuitas, oferecidas pelo governo nos casos acima citados. Você ainda pode encontrar esse serviço disponível em Universidades de Medicina, Hospitais- escola e Hospitais Públicos. Nos casos relacionados simplesmente à cirurgia estética o mais comum é procurar clínicas particulares especializadas e recomendadas, e isto terá um custo.

De qualquer forma você deve procurar se informar na sua região onde encontrar e como proceder para tornar realidade o sonho da cirurgia plástica gratuita para fins corretivos e estéticos.