
Para quem ainda não sabe, o ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa criado pelo Governo no ano de 2005 que tem a finalidade de oferecer bolsas de estudos tanto integrais quanto parciais a estudantes de baixa renda para cursos de graduação e também para sequências de formação específica. Para participar do ProUni, primeiramente você deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de obter pontos iguais ou superiores a 45 pontos. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, sendo a primeira em janeiro e a segunda em julho, isto é, semestralmente, lembrando que é observada a disponibilidade do orçamento e financeira do MEC (Ministério da Educação).
Além de obter boa nota no Enem, é precio se enquadrar em algumas exigências do Programa, como, por exemplo, comprovar que possui baixa renda, isto é, para os candidatos que possuem renda superior a três salários mínimos por pessoas são oferecidas bolsas parciais, ou melhor, bolsa de 50%. Já para os candidatos que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa são oferecidas bolsas integrais.
Mas também, o canidado a bolsa integral ou parical deve ter:
-Cursado o ensino médio completo em escola pública;
-Cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
-Cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;
-Seja portador de deficiência;
E lembre-se, fique atento ao calendário de inscrições para o ProUni, onde o período de inscrição estará aberto de maio a junho para a primeira chamada e uma semana de julho para a segunda chamada no site oficial do ProUni.