O Enem 2009 terá grandes mudanças, começando pela quantidade de questões que passaram a ser 180 abrangendo 4 áreas, sendo elas: matemática, português, literatura, humanas e exatas. Cada área abrangida no Enem 2009 terá 45 questões que iniciam-se pelo nivél mais fácil, isto é, ao decorrer da prova o candidato se deparará com as questões de simples assuntos até chegar nas questões de grande dificuldade.
O assunto do Enem 2009 será como os anteriores, isto é, a atualidade, além dos conhecimentos gerais de história, matemática, geografia, enfim, todas as disciplinas estudadas durante todo o Ensino Médio (1°, 2° e 3° grau). Para os canidatos que apenas "colovam", o novo Enem será muito complicado de ser realizado, pois este ano o Exame do Ensino Médio exige que o candidato mostre o seu mérito através dos problemas de raciocínio e conteúdo estudado em toda sua grade escolar.
Lembrando que para que você participe do ProUni e ganhe bolsas de estudo integrais ou parcias, é necessário obter uma nota superior a 45 pontos, isto é, basta somar a notas da prova objetiva e da redação, e dividir o resultado por dois. Além disso, o MEC divulgou recentemente uma nota que revela que o esperado de inscritos não foi obtido, isto é, era estimado que mais de seis milhões de canditados se inscrivessem no Enem 2009, onde apenas foram inscritos apenas dois milhões.