Novas Matérias:
recent


Entenda o que está acontecendo no Senado Brasileiro: Porque Fora Sarney?


Você com certeza deve estar visualizando notícias e mais notícias sobre o Senado Brasileiro, José Sarney, enfim, em meio de tanta informação muitos brasileiros ainda continuam sem entender nada e com muitas dúvidas, como: “Quem é José Sarney?”, “Porque desejam que Sarney Renuncie?”, “O que é o Presidente do Senado?”, “O que o Twitter tem haver com toda essa história?”. Para tentar sanar todas suas dívidas para que você fique totalmente por dentro do assunto, este artigo foi criado, por isso leia atentamente para se tornar mais um brasileiro informado para reivindicar seus direitos.



Para quem não sabe, José Sarney é o presidente do Senado, sendo que entrou para a política como suplente de deputado federal em 1956 e após dois anos foi eleito deputado. Nos anos de 1996 a 1970 foi eleito governador do Maranhão, e em 1970 se tornou Senador também de Maranhão e reeleito em 1978. Alguns anos depois, mais precisamente em 1985 José Sarney se tornou presidente do Brasil, pois era vice presidente da Chapa da Aliança Democrática de Trancredo Neves, que faleceu por motivos de saúde às vésperas de assumir o cargo de presidente. Dando destaque neste período onde este foi um dos mais delicados da história do Brasil, pois era o fim da ditadura militar do país, sendo que somente após 20 anos foi eleito o primeiro presidente através de uma eleição indireta.

O ano de 1990 foi o fim do mandato de José Sarney como presidente, onde fez com que voltasse a ser Senador do Amapá, sendo eleito nos anos de 1990, 1998 e 2006, lembrando que o mandato de um senador no Brasil é de 8 anos. Mantendo também uma carreira literário, José Sarney se tornou autor de crônicas, contos, romances e ensaios, além de que em 1980 foi considerado um dos imortais da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira 38. Sarney também foi jornalista desde os anos 40 para a redação de jornais do maranhão, colaborador de revistas e jornais, sendo até hoje colunista dos jornais “O Estado do Maranhão” e “Folha de S. Paulo”.

José Sarney teve grandes participações nos momentos importantes do Brasil, como um dos políticos que se colocou contra a imposição do Golpe Militar em 1964, entretanto, em 1965 juntou-se ao partido do Governo Militar, a chamada Aliança Renovadora Nacional (Arena). Considerada a mais democrática do Brasil, a Constituição de 1988 teve como principal responsável por seu estabelecimento José Sarney quando presidente do Brasil, marcando assim seu governo por métodos econômicos para combater a inflação, planos econômicos para encontrar a solução para salvar a economia nacional, sendo eles: plano Bresser, plano Cruzado e plano Verão, que por fim não trouxeram o resultado esperado pelo Governo brasileiro.

O Poder Legislativo, o Executivo e Judiciário compõem a política e as leis do país, sendo que o Poder Legislativo é representado pela Câmara dos Deputados com 513 deputados e o Senado Federal com 81 senadores (3 por estado), assim o Senado e a Câmara dos Deputados trabalham em conjunto na elaboração das leis, atuando de uma forma de revisão, isto é, um revisa o outro, formando assim o Congresso Nacional.
Ocupando um dos cargos mais importantes na nação, Presidente do Senado, José Sarney foi eleito nos anos de 1995 a 1997, de 2003 a 2005, estando atualmente em sua terceira gestão que se iniciou no dia 2 de fevereiro de 2009. O Presidente do Senado tem a finalidade de organizar as votações dos projetos de leis, promulgar leis caso o presidente do Brasil não cumpra suas funções, dirigir votações, poder de decidir sobre instalações de Comissões Parlamentares de Inquérito, as famosas CPIs, que tem como intuito fiscalizar as ações dos políticos do Brasil.

Até então tudo bem, sendo que você deve estar se perguntando: “Porque José Sarney pode renunciar ao cargo de Presidente do Senado?”, isso deve-se graças ao descobrimento de diversos atos secretos na administração do Senado Brasileiro feito por Sarney, como filhos do Presidente do Senado estão morando em apartamento pagos pelo Senado, o mordomo da família dói nomeado com um de seus funcionários, nomeação de parentes em cargos de confiança, enfim, totalizando em 663 atos secretos, onde o primeiro foi em 1996. Graças a descoberta deste atos existe grande pressão por parte dos partidos e também do povo brasileiro para que Sarney renuncie a Presidência do Senado.



O que o Twitter tem a ver com isso? Através do site de relacionamento Twitter o movimento Fora Sarney iniciou graças ao apresentador do programa humorístico Custe o Que Custar (CQC) Rafinha Bastos publicou a seguinte frase: "(ABSURDO) O mordomo da Roseana ganha do Senado. Nessa casa o Alfredo trabalha mto, pq a família só faz merda. #forasarney". Desde então, o Twitter que é um centralizador de mobilizações, informações e diálogos da internet, foi utilizado como um meio mobilizar parte dos brasileiros que possuem conta no Twitter através da Tag #forasarney, que desta forma facilita a busca por opiniões sobre este assunto dentro do Twitter.

Para se ter uma idéia, a mobilização do Twitter teve grande destaque na internet que fez com que o o movimento Fora Sarney não ficasse apenas na internet, pois no dia 1° de julho em diversas cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro ocorreram protestos para que Sarney renunciasse a Presidência do Senado.

Conclusão disso tudo: Os políticos brasileiros estão utilizando o dinheiro público para bem próprio, de maneira inadequada, além de que os Senadores estão perdendo tempo em discutir estes fatos ao invés de realmente trabalhar e exercer suas funções para benefício da nação. Por isso, devemos saber em quem realmente votar, pois enquanto eles gastam o nosso dinheiro que é cobrado por inúmeros impostos, nós trabalhamos para termos uma vida um pouco mais digna.




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.