
Você tem saudade do quê? Dos velhos tempos que viveu com seu amor? Saudade de sua antiga rotina? Saudade de alguém especial que se foi? Saudades de situações ou comida? Saudades que a distância criou entre seus amigos e familiares? Existem diferentes casos em que a saudade se faz presente e pode modificar a autoestima do indivíduo, principalmente, quando o caso é a morte de alguém muito especial e próxima. Infelizmente, a ida de alguém que tanto amamos é inevitável, e assim precisa ser superada. Logicamente que você não irá conseguir esquecê-lo (a) da noite para o dia, no qual logo nas primeiras semanas e meses após a ida do mesmo (a) você perderá o chão, não terá vontade e ânimo para fazer nada, nem mesmo o que gostava, e ainda andará de cabeça baixa e triste, chorando por todos os cantos. Ficar sozinho para alguns é uma boa alternativa, para outros é desgastante, pois quanto mais você lembrar e ter contato com os pertences da pessoa querida, mais doloroso vai ser a distancia que o destino criou entre vocês.
Para este caso, não há nada melhor do que ocupar a cabeça com alguma atividade prazerosa, sempre estar na presença de amigos e familiares para conversar e desabafar, enfim, relaxar a mente. Não há como evitar, ao lembrar ou até mesmo ao ver uma simples fotografia da pessoa que se foi, brevemente vem um aperto no coração e lágrimas aos olhos. Mas tenha força, procure se fortalecer em algo, como em Deus, peça ajuda para que você consiga superar este triste e horrível momento em sua vida, no qual verá como será um pouco mais fácil com a ajuda do grande amigo lá de cima.
A distância também é um fator que gera grande saudade principalmente entre familiares, como mãe e filho, no qual o mesmo se destina a outra cidade para estudo ou por outros motivos. No entanto, a distancia e a saudade podem ser amenizadas com o telefone e sobretudo, pela internet onde você poderá realizar vídeo conferências em tempo real e ter um constante contato com que você tanto ama. Infelizmente, como tudo na vida, algo novo e principalmente no início é muito difícil, mas é preciso ter garra e segurar as pontas, mesmo que saudade seja grande e você começa a perceber que não terá forças e nem chances de viver longe de seus pais, por exemplo. Lembre-se de que é por um bom e importante motivo, além do mais, viagens de final de semana serão possível, não?
Em relação à comida ou qualquer tipo de alimento, esta com certeza é insignificante quando comparado com os citados a cima, pois basta prepará-lo ou então, dirigir-se a um restaurante que prepare o tal alimento. No entanto, quando a saudade é de um prato feito por tal pessoa que não se encontra mais presente ou não está tão próxima, é preciso segurar a vontade e a saudade, sendo esta uma saudade razoável e que pode ser controlada sem sacrifícios. Em relação a saudades a algumas situações, casos, e acontecimentos do passado todo mundo tem, sendo que são lembranças que jamais serão esquecidas principalmente por serem momentos e instantes felizes, mas é preciso viver o presente visando o futuro, pois passado é passado e não há mais como voltar atrás. Caso você esteja com saudades de seus amigos do tempo do colégio, a dica é tentar reencontrá-los através de uma reuniãozinha como de costume, por exemplo, uma sessão de cinema em casa, para colocar o papo em dia, saber das novidades, se está tudo bem com todos, enfim, realmente matar a saudade.
Enfim, para cada tipo de saudade existe, digamos que “um tipo de solução” para amenizá-la, é preciso que você busque a sua na medida do possível para matar a saudade, isto é, diminuir o sentimento de perda, distância e amor.