
Todos e todas sabem que o principal e um dos primeiros sintomas da gravidez é o atraso menstrual, no entanto, além, de ser um sintoma de gravidez, a menstruação atrasada também pode significar outros fatores em relação ao organismo da mulher. Quando a menstruação atrasada não está relacionada com a gestação, ela pode ser resultado de alguma coisa que sai do ritmo ou incomum que ocorre, deixando a mulher certamente preocupada com tal situação, e ignorá-la não é a melhor alternativa para resolvê-la, pois lembre-se que o nosso organismo pode nos pregar uma peça, onde podemos acreditar que seja algo sério e não seja ou vice-versa. Para algumas mulheres a menstruação atrasada é algo comum, principalmente para as garotas que iniciaram o ciclo menstrual a pouco tempo, mas na fase adulta também é comum ocorrer atrasos menstruais devido aos fatores hormonais, deficiência de vitamina E no organismo, anemia e outros fatores.
O recomendado a mulher é que a mesma passe a analisar e acompanhar a sua menstruação, desde a primeira, além de visitar duas vezes ao ano o ginecologista, onde a primeira visita ao profissional é indicada quando a mulher começa a menstruar ou a ter relações sexuais. Contudo, se você não tem o hábito de ir ao ginecologista, passe a ter, pois você controla e mantém a sua saúde genital, consequentemente ficará livre de problemas simples e até os mais complexos. É válido ressaltar que há muitas mulheres que sofrem de amenorréia e não sabem, sendo este um problema que resulta na falta de menstruação, enquanto há outras que sofrem com a oligonorréia, menstruação irregular. Para ambos os problemas há tratamentos que são acompanhados pelo médico profissional. Contudo, se você vem sofrendo com a menstruação atrasada e está livre dos sintomas de gravidez, mas com a presença de outros sintomas como, febre, dores abdominais, sangramentos pequenos e inesperados em um curto período, dor ao urinar e entre outros sintomas do gênero, procure um ginecologista o mais rápido possível para identificar a causa da ausência da menstruação, já que estes e outros sintomas podem significar alguns problemas como fibrose uterina, ovários policísticos, insuficiência ovariana prematura, endometriose e outros.
No entanto, se você está com a menstruação atrasada e juntamente com este probleminha vem sofrendo com alguns sintomas como, vômitos, enjoos, dores nos seios, sonolência, cansaço e outros, saiba que há grandes chances de você estar grávida. Assim, para acabar com estas dúvidas em relação a uma possível gravidez, procure fazer o teste de gravidez de farmácia, e independente do resultado, refaça-o após um pequeno intervalo. E se achar necessário, faça o teste de sangue para maior precisão. Mas em todo caso, cuide-se!