Novas Matérias:
recent


Leis Sopa e PIPA contra anti-pirataria na internet

Atualmente, dois projetos de lei norte-americanos têm em mãos o futuro da internet, o Stop Online Piracy Atc (SOPA) que em português quer dizer ‘pare com a pirataria online’ e o Protect IP Act (PIPA) que significa ‘ato para proteção da propriedade intelectual’. Ambas as leis estão no Congresso dos Estados Unidos, motivo de manifestações e protestos dos principais serviços e sites da internet como Wikipédia, Google, Facebook e outros. Estes projetos de leis tem como finalidade combater a pirataria na internet, sendo que a previsão é de que o PIPA seja votada no Senado norte-americano em 24 de janeiro, enquanto o SOPA ainda é avaliado pela comissão na Câmara.

A proposta do SOPA é condenar por até 5 anos de prisão o usuário de internet que compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses. Desta forma, os sites Google e Facebook podem ser condenados pelo fato de facilitarem a pirataria, e dentre as penas, encontram-se o encerramento dos serviços e o banimento dos provedores de internet, e mais. Além disso, qualquer outro site pode ser fechado por ter conexão com outro site que seja suspeito de pirataria, assim caso seja aprovada a lei, o Google terá que remover todos os resultados das pesquisas que compartilham conteúdo pirata na internet, e o não cumprimento de tal medida poderá resultar em punição.

No entanto, em meio a isso, muitos se questionam: ‘quem é a favor das leis SOPA e PIPA contra anti-pirataria na internet?’. Tais projetos têm apoio de emissoras de TV, estúdios de cinema, gravadoras de músicas e editoras de livros que são lesadas devido a distribuição livre de seus conteúdos, sobretudo, os servidores internacionais como Sony, Paramount, Universal, Disney e outros. Mas a quantidade de empresas, serviços e pessoas contra as leis SOPA e PIPA é extensa, e dentre eles encontram-se o Google, Wikipédia, Facebook, WordPress, Craigslist e até mesmo a Casa Branca que se manifestou dizendo que estes projetos irão acabar com a liberdade de expressão na internet.

Caso as leis sejam aprovadas, a internet realmente perderá seus maiores valores, isto é, a SOPA e PIPA obrigarão os usuários a dizer:

∙Adeus ao ao Pirate Bay, download de filmes, seriados, desenhos, livros, e outros;
∙Adeus ao comunidades de compartilhamento de música (restarão só os pagos);
∙Adeus ao 70% do conteúdo exibido em pesquisas do Google;
∙Adeus ao MegaUpload, 4shared e RapidShare;
∙Adeus ao rede de torrents;
∙Adeus ao Wikipédia;
∙Adeus ao Yahoo Answers;

A internet é o único veículo de informação em que a manipulação política não existia de forma tão intensamente, pois as notícias não eram manipuladas, e sempre foi possível que ler um pouco de tudo e tirar suas próprias conclusões. Entretanto, agora a palhaçada começou, isto é, uma verdadeira ditadura via internet, não? Logo será censurado outros conteúdos, mais e mais, e como a internet ficará? Lamento muito, sou contra o SOPA, e quem é esperto sabe que é só o começo de muitas mudanças.


Tags: Leis Sopa e PIPA contra anti-pirataria na internet, Sites protestam saindo fora do ar contra SOPA, Protestos de sites na internet, Apagão na internet, Leis Stop Online Piracy Act e Protect IP Act.




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.