Novas Matérias:
recent


O que é cólera?


Para muitos, o seu nome científico não é muito conhecido, sendo que para quem não conhece, a cólera é uma diarreia aguda provocada por bactéria, a qual é denominada de vibrião colérico ou vibrio cholerae que tem alta capacidade de reprodução na luz intestinal. Apesar de não ser uma bactéria invasiva, realiza a produção de uma toxina que atua sobre o intestino, resultando consequentemente no aumento descontrolado da secreção de sódio, de cloro e de água na luz intestinal. A cólera é transmitida através da ingestão de água ou de alimentos contaminado por fezes ou vômitos de pessoas infectados pela bactéria, doentes este que podem ou não apresentar sintomas. Ao contrário de que muitos pensam, o homem é o único animal a ser acometido pela doença, além de ser o principal reservatório da bactéria. É interessante dizer que determinados frutos do mar podem ser contaminados pelas bactérias.


Sintomas da cólera


A infecção que não apresenta sintomas é a mais comum do que a sintomática, sendo que os possíveis efeitos do contágio com a bactéria podem resultar na perda de sais minerais e também de líquidos. Depois de cinco dias aproximadamente, começa abruptamente uma diarréia aquosa, a qual é assemelhada a água de arroz, e dependendo da severidade da doença, o paciente pode perder até vinte litros de água diariamente. Desta forma, as perdas de eletrólitos e de água acabam resultando em cólicas, vômitos e redução severa do volume circulante que proporciona o aumento da regulação cardíaca, insuficiência renal e choque.


Diagnóstico


A realização de seu diagnóstico consiste na identificação da bactéria, sendo que a diarréia intensa chama a atenção do profissional para tal caso clinico. Contudo, exames laboratoriais auxiliam na orientação de reposição de líquidos e sais minerais. É válido dizer que a vacina é recomendada apenas para casos especiais, tendo a eficácia de aproximadamente 50% e duração pouco superior a seis meses.

Tags: Sintomas da cólera, Tratamento da cólera, Diagnóstico da cólera, Transmissão da cólera, O que é cólera?




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.