Novas Matérias:
recent


Vacas com furo ou janela do lado: Cânula Ruminal em vacas


Entenda o motivo pelo qual há vacas que possuem furo ou janela do lado, isto é, cânulo ruminal!

Vaca com furo no lado esquerdo para acesso ao rúmen


Você já escutou falar em vacas com furo no lado ou janelas? Saiba que por mais surpresa que seja para muitos, existem sim vacas com as chamadas cânulas ruminais ou fístulas ruminais. Esta técnica está em prática há mais de 150 anos, sendo descoberta pelo Dr. William Beaumont em julho de 1882, que ao notar que um amigo ferido por um mosquete na altura do estômago se recuperou da lesão, mas a abertura da ferida que exibia seu estômago não cicatrizou. Assim, apesar de muitas tentativas médicas, o buraco que permitia visualizar o ambiente interno do sistema digestivo permanece, sem causar dor alguma. Logo, Dr. Williams pensou em colocar em prática tal técnica nos animais para analisar o seu processo digestivo.


Vacas com furo ou janela do lado: Cânula Ruminal em vacas

O nome técnico para o furo ou janela do lado em vacas é cânula ruminal, o qual proporciona acesso direto ao estômago do animal para análise do processo de digestão dos alimentos com a finalidade de aumentar a produção de carne e de leite. Desta forma, a cânula ruminal trata-se de um dispositivo que permite o acesso a um dos quatro compartimentos que compõem o estômago do bovino, o rúmen, facilitando uma extensa pesquisa e análise do sistema digestório do animal.

O furo ou janela no lado em vacas é realizado sempre no lado esquerdo, lateral em que se localiza o rúmen, compartimento responsável pela fermentação microbiana dos alimentos ingeridos pelo animal. No entanto, a cânula ruminal não é um dispositivo apenas comum em vacas para a investigação do processo digestivo dos alimentos oferecidos ao animal, ou seja, também é uma análise realizada em lhamas, cabras e ovelhas, apesar das diferenças anatômicas. Entretanto, o objetivo é sempre o mesmo, garantir maior produtividade de leite e carne, e ainda minimizar custos.


Complicações e desvantagens da cânula ruminal

Além desta prática ser considerada uma experiência terrível realizada com animais, o furo ou janela no lado em vacas pode acarretar em uma série de complicações quando implantada cânulas permanentes, como peritonite (inflamação do peritônio, que é uma membrana serosa que reveste a cavidade abdominal) e vazamento do conteúdo ruminal, que em grande quantidade pode levar o animal a sofrer com desnutrição e desidratação. Ainda, o conteúdo extravasado pode provocar lesões na pele, facilita o aparecimento de miíase (doença produzida pela infestação de larvas de moscas em pele) e odor desagradável.


Fotos de cânula ruminal em vacas

Confira logo abaixo uma seleção de fotos de vacas com furo ou janela no lado esquerdo do corpo:











Vídeos de vacas com furo ou janela no lado

Ainda, para complementar a matéria, confira os vídeos selecionados de vacas que são utilizadas em tal técnica:





Tags: Vacas com furo ou janela do lado: Cânula Ruminal em vacasVacas com furo ou janela do lado; Vacas com janela do lado; Vacas com furo do lado; Vacas com cânula ruminal; Vacas com fístula ruminal.




   Autor

Autor




Comentários:




Tecnologia do Blogger.