
O Governo lançou nesta quarta-feira (30), a nova Carteira de Trabalho, sendo que a nova possui uma aparência de um passaporte e possui o intuito de dificultar fraudes e também informatizar toda a vida do trabalhador.
A nova Carteira de Trabalho deverá ser implantada até agosto deste ano, em todas as unidades da federação. Através de um código de barra encontrado no novo documento, o trabalhador poderá obter diversas informações sobre sua vida laboral, como seguro desemprego, abono salarial, saldo de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outras.
O Ministério do Trabalho juntamente com o Ministério da Previdência, disponibilizará através desse código de barras as informações sobre a contribuição previdenciária, quanto seria a pensão no dia da consulta e também quanto tempo resta ao trabalhador se aposentar.
E ainda! Junto com a Carteira de Trabalho, o Governo lançou um cartão de identificação do trabalhador, onde o cartão terá um efeito semelhante ao código de barras, ou seja, facilitar a consulta de informações do trabalhador em agências e terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Neste cartão, haverá uma foto e a digital do trabalhador, onde pode ser utilizado como uma nova carteira de identidade, segundo o presidente Lula. Quem possui a antiga Carteira de Trabalho não precisa se preocupar, pois a antiga continua valendo, pois levará cerca de 6 a 8 anos para que as 50 milhões de Carteira de Trabalho sejam substituídas pela nova. Assista o vídeo logo abaixo e saiba mais: